Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Eslováquia deve votar endosso a fundo de resgate até 6ª

Por Da Redação 12 out 2011, 13h16

Por AE

Bratislava, Eslováquia – O Parlamento da Eslováquia vai votar o endosso às emendas que ampliam a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o fundo de resgate da zona do euro, até, no máximo, sexta-feira, afirmou o líder da maior força da oposição da Eslováquia, o Smer-SD, Robert Fico.

“A EFSF será votada até, no máximo, sexta-feira, “, disse Fico, em entrevista, acrescentando que o procedimento legal para a realização de uma segunda votação da EFSF será iniciado na quinta-feira.

O Smer, que detém 62 votos da bancada de 150 parlamentares da Câmara Baixa da Eslováquia, fechou um acordo nesta quarta-feira com o partido da coalização governista que está deixando agora o poder para aprovar uma lei que convoca eleições gerais antecipadas em 10 de março de 2012, segundo informou Fico.

Ontem, o governo da Eslováquia caiu após o impasse resultar no veto para a ampliação da EFSF. Como o governo havia relacionado a votação da ampliação da linha de empréstimo a um voto de confiança, o veto à ampliação dos recursos da EFSF acabou representando uma derrota para a coalizão governista União Cristã e Democrática da Eslováquia.

A Eslováquia é o último país a votar o pacote proposto por França e Alemanha. Pelas regras do euro, todos os 17 países que usam a moeda comum precisam dar sinal verde para que um acordo para ampliar a linha de empréstimos seja implementado. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade

Publicidade