Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ES pediu R$ 4 bilhões ao BNDES para infraestrutura

Segundo governador do estado, Renato Casagrande, contratação dos recursos está em fase de avaliação do banco de fomento

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que solicitou 4 bilhões de reais ao BNDES para projetos em infraestrutura. De acordo com ele, cerca de 3 bilhões de reais são provenientes do acordo feito com o governo federal para aprovação da resolução 72, 415 milhões de reais são do Proinvest e pouco mais de 500 milhões de reais, do Mobilidade Metropolitana, todos programas do BNDES.

Conforme Casagrande, a contratação dos recursos está em fase de assinatura ou de carta-consulta enviada para avaliação do banco de fomento. “O Estado do Espírito Santo não tem problemas com financiamentos”, disse ele. Segundo o governador do Espírito Santo, o governo federal não solicitou ao estado nenhuma obra específica de infraestrutura que seja coordenada com os projetos que constam do “Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias”, anunciado na manhã desta quarta-feira pelo governo federal. “Mas o plano é bom, porque aponta para direção que temos de tomar. Dá segurança aos nossos projetos”, afirmou.

Leia mais:

BNDES deve financiar até 40% de recursos para portos

Casagrande admitiu que pode haver falta de projetos por parte de alguns estados, como criticou há cerca de dois meses o secretário do Tesouro, Arno Augustin. “Ficamos muito tempo sem investimentos, e agora pode mesmo haver falta de projetos, mas temos que fazer o caminho inverso ao que a China já fez, que é o de investir em infraestrutura.

(Com Agência Estado)