EPE: 27 mil MW se cadastram no leilão A-3 e 25 mil MW no A-5

SÃO PAULO, 20 Abr (Reuters) – A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informou nesta sexta-feira que foram inscritos 27 mil megawatts (MW) para o leilão A-3 e outros 25 mil MW para o A-5. Nos dois casos, a maioria dos empreendimentos cadastrados é de fonte eólica.
“Neste ano foi batido o recorde de usinas interessadas em participar dos leilões de energia, o que só ratifica a atratividade do modelo de expansão do setor elétrico brasileiro”, disse o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, em comunicado.
Para Tolmasquim, o número de empreendimentos garantirá uma forte competição, garantindo redução do preço final da energia para o consumidor. Isso mesmo levando em conta que parte dos projetos “não será habilitada por falta de licença ambiental prévia ou de outros requisitos necessários”.
O A-3 está marcado para 28 de junho e a energia será contratada para entrega a partir de 2015. O A-5, agendado para 16 de agosto, terá sua energia entregue a partir de 2017.
Para o A-3 foram inscritos 663 projetos. Tanto em quantidade de empreendimentos como em volume de energia a maior fonte é a eólica, com 583 usinas totalizando 14.260 MW.
No A-5, a situação é parecida. Dos 585 projetos cadastrados, 508 são eólicas com previsão de geração de 12.547 MW, segundo a EPE.
(Por Cesar Bianconi)