Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ENTREVISTA-Tereos busca recurso no Brasil para investir em grãos

Por Sybille de La Hamaide

SÃO PAULO, 13 Jun (Reuters) – A produtora de açúcar, etanol e amido Tereos Internacional anunciou uma operação de aumento de capital nesta quarta-feira, em uma iniciativa para impulsionar as atividades da empresa ligadas à produção de cereais, disse o presidente executivo da empresa brasileira, Alexis Duval, à Reuters.

O aumento de entre 252 milhões e 370 milhões de reais (100 milhões a 145 milhões de euros) deverá expandir o volume de ações em circulação no mercado para ao menos 25 por cento, disse ele, atendendo à solicitação da bolsa de valores de São Paulo para que aumentasse a liquidez das ações.

Com sede em São Paulo, a Tereos Internacional é o braço para cana-de-açúcar e cereais do grupo francês Tereos, um dos principais produtores de açúcar, etanol e amido da União Europeia. As atividades relacionadas ao açúcar de beterraba, baseadas principalmente na Europa, permanecem dentro da cooperativa não listada, que reúne 12 mil agricultores.

Duval, que assumirá o posto de seu pai no grupo francês em outubro, falou que a companhia controladora apoiará o aumento de capital.

“Um terço dos fundos será usado para nosso projeto na China, um terço para nosso projeto com grãos no Brasil e um terço para nossas atividades europeias com grãos”, afirmou Duval.

A Tereos usará 35 milhões de euros para construir uma fábrica de amido de trigo em Guangzhou, na China, como parte de sua joint venture com a Wilmar International, com sede em Cingapura. A construção começará este ano e a fábrica deverá estar pronta no fim de 2013 ou no começo de 2014.

Outros 30 milhões de euros serão usados para construir uma fábrica no Brasil, na Syral Halotek, para produzir amido de milho para o mercado interno, que cresce entre 10 e 15 por cento ao ano.

“Mesmo que haja incertezas na China e no Brasil, o mercado europeu é mais arriscado que esses dois mercados, então isso nos permite balancear em direção aos mercados em crescimento”, disse ele.

A Tereos Internacional tornou-se a terceira produtora de açúcar e etanol no Brasil com sua participação na Açúcar Guarani, companhia que também pertence à Petrobras.