Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ENTREVISTA-China deve crescer menos de 8% no 2o tri–economista

PEQUIM, 28 Mai (Reuters) – A taxa de crescimento anual da China deve cair abaixo de 8 por cento no segundo trimestre e a fraqueza pode persistir, afirmou nesta segunda-feira um economista do governo, reafirmando as expectativas crescentes de que a economia chinesa atingirá o menor nível em junho, no mínimo.

“A tendência de desaceleração (da economia) está longe de terminar”, disse à Reuters em entrevista o pesquisador sênior da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, a maior agência de planejamento do país.

“O crescimento do segundo trimestre deve, muito provavelmente, ficar abaixo de 8 por cento”, ele disse.

Ele não deu uma previsão específica sobre o crescimento do segundo trimestre nem previu quando o crescimento econômico pode atingir o ponto mais baixo.

Analistas esperam que a taxa de crescimento econômico anual caia para 7,9 por cento no segundo trimestre -o sexto trimestre consecutivo de desaceleração, mas ainda acima da meta oficial do governo para 2012 de 7,5 por cento.

Comentários recentes do primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, e de outros líderes também alimentaram expectativas no mercado de que o governo pode fazer mais medidas de estímulo para combater a desaceleração econômica.

Song Guoqing, um conselheiro do banco central, disse na sexta-feira que a China deveria aumentar os esforços para impulsionar o crescimento, na medida em que o governo viu sinais hesitantes de recuperação nas exportações.

A economia do país está sendo prejudicada por uma demanda fraca e por um excesso de capacidade, o que significa que as empresas estão menos empolgadas para fazer investimentos e estão cautelosas em tomar empréstimos nos bancos, disse Wang.

(Reportagem de Shen Yan e Kevin Yao)