Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Energia em Brasília é restabelecida após apagão

RIO DE JANEIRO, 6 Mar (Reuters) – O fornecimento de energia em Brasília foi “plenamente restabelecido” nesta terça-feira, após a conclusão de reparos nos cabos de conexão que haviam rompido, informou Furnas, subsidiária da Eletrobras, em comunicado.

Às 13h12 ocorreu um rompimento de cabos de conexão de dois circuitos de uma linha de transmissão que liga a subestação Brasília Geral, de Furnas, à subestação Brasília Sul, propriedade da Ceb, distribuidora que atende ao Distrito Federal, informaram Furnas e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mais cedo.

A falha, segundo Furnas, causou a interrupção no fornecimento de 169 megawatts e afetou o suprimento à Ceb.

O ONS informou, via assessoria de imprensa, que o restabelecimento da energia foi iniciado imediatamente após o incidente.

As causas do apagão ainda serão apuradas em reunião entre ONS, Furnas e Ceb.

A queda de energia em Brasília afetou inclusive o Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen), segundo a assessoria de imprensa do BC, deixando-o fora do ar por boa parte da tarde.

O Sisbacen é um sistema eletrônico de coleta, armazenagem e troca de informações que liga o BC ao mercado financeiro. Por meio dele, a autoridade monetária informa, entre outros, suas intervenções no mercado de câmbio.

De acordo com a assessoria do BC, com o Sisbacen inoperante, não foi possível realizar os registros das operações de câmbio.

A autoridade monetária não interveio no mercado nesta terça-feira, após nove dias seguidos de atuação, mas poderia tê-lo feito ao telefonar às mesas de operação, afirmou a assessoria da autoridade monetária. Nesse caso, as operações seriam registradas posteriormente.

(Por Fábio Couto; Reportagem adicional de José de Castro, em São Paulo)