Empresas sofrem com entraves de logística e infraestrutura no país, diz CNI
Pesquisa ouviu empresas exportadoras para avaliar o impacto de 50 diferentes problemas sobre os processos de exportação nos últimos dois anos
Dados de uma pesquisa realizada pela CNI mostram que os problemas de logística e infraestrutura estão na origem dos principais entraves às exportações brasileiras.
Batizado de “Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras”, o trabalho divulgado nesta terça mostra que os aspectos macroeconômicos, como os juros elevados, também entram no rol dos maiores entraves às vendas brasileiras ao exterior.
A pesquisa ouviu empresas exportadoras para avaliar o impacto de 50 diferentes entraves sobre os processos de exportação nos últimos dois anos.
De acordo com os dados, o custo do transporte internacional é o maior entrave, apontado por 58,2% dos empresários como fator de impacto elevado ou crítico (notas 4 e 5 em uma escala de 1 a 5).
Presidente da CNI, Ricardo Alban diz que o Brasil passa por um momento decisivo em sua inserção internacional, em que os problemas internos de natureza estrutural se somam aos desafios externos – marcados por tensões comerciais e pela adoção de medidas restritivas por diferentes economias.
“Mais do que nunca é indispensável fortalecer a capacidade da indústria nacional de ganhar espaço em mercados exigentes e dinâmicos. O Brasil não pode perder tempo. Precisamos eliminar gargalos internos com ação coordenada entre governo e setor privado. As reformas devem contemplar tanto a melhoria da competitividade quanto a ampliação do acesso a mercados”, diz Alban.
Flávio revela reação de Tarcísio após anúncio de disputa à Presidência
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
Lula ganha um novo presente da direita, mas o futuro indica um desafio quase impossível
‘Dark Horse’, filme sobre Bolsonaro, tem primeiras cenas divulgadas; assista ao teaser
Auditoria do TCU nos Correios prepara bomba-relógio para Lula em 2026







