Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Empresa mais valiosa do mundo é avaliada em US$ 1 trilhão – e não é a Apple

Valor de mercado estimado da Saudi Aramco, que controla 321 bilhões de barris de petróleo e estuda lançar ações na bolsa, equivale aos PIBs suíço e argentino somados

É possível que você não conheça a Saudi Aramco, mas, sozinho, seu valor de mercado equivale aos produtos internos brutos (PIBs) de Argentina e Suíça somados. A empresa saudita, a mais importante produtora de energia do mundo, que tem sob seu controle 321 bilhões de barris de petróleo e reservas de gás, confirmou nesta semana que está considerando uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), movimento que atestaria que ela é a empresa mais valiosa do planeta.

No trabalho prévio para o IPO, a Saudi Aramco foi avaliada em 1 trilhão de dólares, montante que a colocaria no topo das maiores empresas listadas em bolsa. A Apple, atual líder, passaria a ostentar a medalha de prata, com distantes 535 bilhões de dólares.

O valor de mercado estimado da empresa saudita é superior ao PIB de diversos países importantes, como Holanda (838 bilhões de dólares), Turquia (767 bilhões de dólares), Suíça (693 bilhões de dólares) e Argentina (404 bilhões de dólares). Os valores são dos PIBs de 2014.

Em entrevista à revista The Economist, o vice príncipe Mohammed bin Salman disse que o reino estava considerando um IPO da empresa como parte de um pacote mais amplo de reformas econômicas. A entrada na bolsa seria a mudança mais dramática na política econômica do reino desde que se deu início à nacionalização na década de 1970. A tomada de decisões da empresa tem o poder de alterar os preços do petróleo e afetar economias ao redor do mundo.

Leia também:

Coca-Cola é rechaçada na Rússia após divulgar mapa sem Crimeia

Hypermarcas quer vender negócio de descartáveis

(Da redação)