Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Empresa encontra primeira grande reserva de petróleo no Paraguai

Pela primeira vez na história, uma companhia poderá produzir o combustível fóssil a partir de reservas do país vizinho

A companhia President Energy anunciou ter encontrado a primeira grande reserva de petróleo no Paraguai. Com a descoberta, o país vizinho poderá produzir o combustível fóssil pela primeira vez na história. Segundo a empresa, a fonte é suficiente para que sua exploração seja rentável. “A President demonstrou, sem dúvidas, que o petróleo convencional móvel existe no Chaco paraguaio (a oeste do país)”, disse Peter Levine, presidente da companhia, que tem sede em Londres.

A President informou que, no poço chamado Lapacho, encontrou duas áreas que contêm petróleo convencional a uma profundidade de 3.926 metros. A companhia também conta com outro poço de exploração, batizado de Jacaranda, cuja perfuração foi suspensa para analisar as amostras rochosas obtidas. A companhia disse que as análises mostraram que as rochas estavam saturadas de hidrocarbonetos líquidos, o que aumenta a possibilidade de encontrar petróleo cru abaixo dos 4 mil metros de profundidade. A empresa indicou que seria possível começar a extração em 2015.

Leia mais:

Petróleo mais barato ameaça investimentos da Petrobras no pré-sal

Gasolina no Brasil está mais cara do que no exterior

Mantega: preços de combustíveis podem subir mesmo sem defasagem

Já foram identificados cerca de 50 poços petrolíferos no Paraguai, a grande maioria deles na região do Chaco, segundo o Departamento de Hidrocarbonetos do Ministério de Obras Públicas. Em janeiro, a President anunciou que uma auditoria independente tinha confirmado reservas potenciais de mais de 1 bilhão de barris de petróleo na região de exploração no Chaco, onde a President tem a concessão de uma área de 34,5 mil quilômetros quadrados.

(Com agência EFE)