Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Empresa aérea vai oferecer wi-fi nos voos a partir de 2018

O serviço será instalado nas aeronaves com rotas entre o Brasil e outros países da América Latina

A Latam Airlines Brasil anunciou hoje que vai oferecer wi-fi nas aeronaves que fazem rotas entre o Brasil e outros países da América Latina. O serviço será implantado a partir do primeiro trimestre de 2018.  A expectativa da empresa é de que todos os voos recebam a tecnologia até o fim do primeiro semestre de 2019.

Os passageiros que quiserem fazer uso da internet devem adquirir o serviço separadamente. É possível escolher um pacote básico (para ter acesso aos e-mails e mandar mensagens) ou um que permita o acesso a serviços de streamings durante o voo. A Latam ainda não divulgou a tabela de preços.

A aérea não é a primeira do mercado a oferecer esse tipo de serviço a bordo. Desde setembro de 2016, aeronaves da Avianca Brasil e Gol Linhas Aéreas dispõem de conexão com a internet.

Na Avianca, o serviço está presente em 15% da frota e segundo a empresa o plano é seguir com a instalação de wi-fi em novas aeronaves.

Na Gol, a internet a bordo está disponível em 64 aeronaves que fazem voos nacionais e internacionais. É possível identificar pelo site da aérea quais aviões têm a tecnologia. A frota total da empresa é de 120 aviões – todos devem estar equipados com o wi-fi até o fim de 2018.

O pacote de internet mais barato é o de Mensagens e como indica o nome, o uso fica limitado para a troca de mensagens, seja no WhatsApp, Skype ou aplicativos semelhantes. O valor varia de acordo com a duração do voo, são 8 reais para até duas horas de conexão.

No Pacote Light o consumidor pode fazer uso de e-mail e redes sociais, mas escolhe entre duas opções: Uma Hora Light, com acesso à internet por 60 minutos ou o Voo Light, que dura toda a viagem. O primeiro pacote custa 15 reais em todos os voos, o segundo depende do tempo de voo, a variação vai de 15 reais a 40 reais.

A Gol recomenda o Pacote Max para os passageiros que gostam de assistir a filmes e séries ou escutar músicas. O pacote também é dividido em dois serviços, o de Uma Hora Max e o Pacote Voo Max.

Quando escolhem a primeira opção, os clientes pagam 25 reais em todos os voos. Na segunda modalidade o preço varia entre 25 reais e 60 reais.

A Azul não possui serviços de conexão de internet, mas “estuda a viabilidade da inclusão dessa tecnologia nas aeronaves”.

Ainda assim, as quatro aéreas têm uma coisa em comum: opções de entretenimento durante a viagem.

Um dos serviços da Latam oferece mais de 70 filmes, 40 episódios de séries de TV, além de programas infantis, palestras e notícias. Segundo a empresa, 98% dos passageiros viajam com eletrônicos, como o smartphone.

Durante os voos, a Gol também oferece acesso gratuito a programação de entretenimento por streaming, com filmes, desenhos, séries e o mapa de voo. Para ter acesso ao serviço, é preciso conectar-se a rede do avião por qualquer dispositivo móvel.

A Avianca oferece sistema de entretenimento em 100% dos voos. Nas aeronaves, os clientes têm acesso a canais de música, seriados, jogos, programas de TV e programação infantil.

A Azul disponibiliza mais de 40 canais de televisão ao vivo em cerca de 70 aviões da frota. Os passageiros podem baixar o Azul Play, aplicativo que permite usar o wi-fi do avião para escutar músicas durante o voo, sem a necessidade de tê-las salvas no dispositivo móvel.