Embraer instala centro de serviços em Sorocaba

Por José Maria Tomazela
Sorocaba, SP – A Embraer assinou hoje (06) um acordo com o governo estadual paulista e a prefeitura local para instalar um centro de serviços para aviação executiva em Sorocaba, a 92 km de São Paulo. A empresa vai investir R$ 40 milhões nos primeiros cinco anos do projeto e gerar 250 empregos diretos. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, foi até a cidade para participar do lançamento do projeto. A área, de 20 mil metros quadrados no aeroporto local, foi cedida pelo Estado.
O vice-presidente de Operações da empresa, Marco Túlio Pellegrini, disse que o centro dará suporte e manutenção à frota de mais 100 jatos executivos fabricados pela Embraer que já operam no Brasil. “Sorocaba será o novo polo da aviação executiva em São Paulo”, afirmou. O novo centro terá um hangar cinco vezes maior do que o centro de serviços localizado na sede da empresa, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A Embraer conta com unidades também nas cidades de Botucatu e Gavião Peixoto, no interior paulista.
Além da infraestrutura de salas e hangares, serão instaladas em Sorocaba oficinas de apoio com serviços diferenciados, contemplando a manutenção e reparos de componentes dos aviões. “A rede global de suporte de jatos executivos da Embraer já conta com 60 centros de serviços próprios e autorizados no mundo, mas o Brasil é um dos nossos principais mercados”, afirmou Pellegrini.
Segundo ele, até o final de 2012, o primeiro simulador de voo de jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300 entrará em funcionamento.
O governador Alckmin anunciou investimentos de R$ 8,2 milhões para ampliar o sistema operacional do aeroporto de Sorocaba, que já abriga 12 empresas de manutenção de aviões. A pista de pouso será ampliada em 150 metros e a área de pátios será reformada. As obras começam em abril.