Clique e assine a partir de 9,90/mês

Em prévia, inflação acelera para 0,48% em outubro

Segundo o IBGE, as despesas com alimentação e habitação foram as principais responsáveis pela alta do índice entre setembro e outubro

Por Da Redação - 18 out 2013, 09h26

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, teve alta de 0,48% em outubro, depois de ter registrado alta de 0,27% em setembro.

Com o resultado, divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o indicador acumula alta de 4,46% no ano. Levando em conta o acumulado dos últimos doze meses, o índice tem alta de 5,75%, ante a leitura de 5,93%, registrada nos doze meses acumulados até setembro. Em outubro de 2012 o IPCA-15 havia ficado em 0,65%.

Leia também:

Inflação oficial acelera para 0,35% em setembro

Prévia da inflação acelera em setembro

BC vê inflação mais baixa, mas indica que vai continuar a subir os juros

Segundo o IBGE, as despesas com alimentação e habitação foram as principais responsáveis pela aceleração do índice entre setembro e outubro. Os itens avançaram 0,70% e 0,67%, respectivamente.

Juros – Na quinta-feira, o Banco Central divulgou a ata referente à última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando a taxa básica de juros foi elevada para 9,5% ao ano. Apesar de o documento indicar que autoridade monetária espera inflação menor daqui para frente, a ata dá sinais de que a Selic continuará subindo na próxima reunião, marcada para novembro. O aumento dos juros é um dos principais instrumentos macroeconômicos para controle inflacionário.

Continua após a publicidade
Publicidade