Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em meio à turbulência, Barroso e Draghi se reúnem em Bruxelas

Situação econômica da Espanha e da Itália deverão ser tema da reunião

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, se reuniu nesta segunda-feira com o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, em um momento de dificuldades no mercado de ações devido ao agravamento da crise na zona do euro. “É um almoço de trabalho”, disse Antoine Colombani, porta-voz da Comissão Europeia. O BCE confirmou que o almoço tinha como objetivo “trocar pontos de vista sobre vários assuntos”.

A reunião acontece em um momento no qual a preocupação sobre a situação da zona do euro tem sido agravada pelo temor de que a Espanha tenha que pedir um resgate global.

Os mercados exigem que o país apresente um rendimento de quase 7,5% por sua dívida no mercado secundário, o que levanta suspeitas de que o plano de ajuda para os bancos espanhóis aprovado na sexta-feira possa não ser suficiente.

A preocupação também se estende à Itália, a terceira economia da zona do euro a entrar em uma situação vulnerável devido à sua enorme dívida, que representa 123% do PIB.

Ao mesmo tempo, temores sobre a Grécia voltaram a aparecer. O vice-chanceler alemão e ministro da Economia, Philip Rösler (Partido Democrático Liberal, FDP), reiterou suas dúvidas sobre a capacidade do país de permanecer na zona do euro, em uma entrevista divulgada pela imprensa alemã no domingo.

(Com Agência France-Presse)