Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em dia de balanço, Petrobras anuncia produção recorde do pré-sal

Estatal anuncia produção de 407 mil barris de petróleo por dia em 20 de fevereiro

No dia em que a Petrobras divulga o balanço referente a 2013, a estatal informa que a produção de petróleo nos campos do pré-sal nas bacias de Santos e Campos atingiu, em 20 de fevereiro, a marca de 407.000 barris de petróleo por dia (bpd). Segundo a companhia, o número representa novo recorde de produção diária.

Conforme o comunicado, a produção foi alcançada oito anos após a primeira descoberta, ocorrida em 2006, “tempo inferior ao que foi necessário para se chegar ao mesmo patamar em outras importantes áreas de produção marítima no mundo”. A Petrobras exemplifica que na porção americana do Golfo do México foram necessários dezenove anos para se alcançar a produção de 400.000 bpd. Na Bacia de Campos, foram dezesseis anos e, no Mar do Norte, nove anos. “Diferentemente dessas áreas, na camada do pré-sal toda a produção de petróleo ocorre em águas profundas, o que torna o resultado obtido ainda mais expressivo”, afirma a companhia.

Leia também:

Lucro da Petrobras cai 45% no 3º trimestre – a R$ 3,3 bilhões

Analistas estimam queda de 35% no lucro da Petrobras no 4º tri

Salário de médico da Petrobras é menor que o do Mais Médicos

A estatal informa ainda que este recorde de produção está associado à entrada em operação do poço 9-SPS-77, em 18 de fevereiro. Trata-se do primeiro poço produtor a entrar em operação por meio da primeira Boia de Sustentação de Risers (BSR), instalada no FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá. A produção inicial do poço SPS-77 alcançou o patamar de 36.000 barris de petróleo por dia. No dia 7 de fevereiro, foi concluída a instalação da segunda BSR, sendo esta no FPSO Cidade de Paraty.

Segundo a estatal, a marca de 407.000 bpd foi obtida com a contribuição de somente 21 poços produtores. “Isso evidencia a elevada produtividade nos campos já descobertos na camada do pré-sal”, diz a Petrobras. Desses poços, dez estão localizados na Bacia de Santos, que responde por 59% da produção (240 mil bpd). Os demais 11 poços estão localizados na Bacia de Campos e respondem por 41% da produção (167 mil bpd). Atualmente, a produção do pré-sal ocorre em dez diferentes plataformas.

Balanço – A estatal divulga no final desta terça-feira o balanço patrimonial do quarto trimestre de 2013, e o resultado consolidado do ano passado. De acordo com estimativas de bancos consultados pela Agência Estado, a expectativa é de que o lucro da companhia sofra uma queda de 35% no último trimestre de 2013. Caso se confirme a estimativa, o lucro da estatal ao longo de todo o ano passado será de 22,3 bilhões de reais, cifra 5,4% maior do que a apurada em 2012.

No terceiro trimestre do ano passado, a Petrobras anunciou um lucro líquido de 3,395 bilhões de reais, uma queda de 45% em relação ao lucro do segundo trimestre, que ficou em 6,2 bilhões de reais. Por volta das 14h30, as ações preferenciais da estatal caíam 2,07%, negociadas a 14,20 reais.

Radar on-line: Participação da Petrobras nas exportações é a pior desde 2005

Petrobras abre auditoria para apurar denúncias de propina a funcionários

(com Estadão Conteúdo)