Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Eletrobras vale em bolsa só 10% de seu patrimônio

Segundo dados da Economatica, outras nove empresas do setor listadas na BM&F Bovespa estão com valor de mercado abaixo do patrimônio líquido

O valor de mercado da Eletrobras – estatal federal de energia elétrica e a maior empresa do setor no país – equivale hoje a apenas 10,8% de seu patrimônio líquido, segundo levantamento da consultoria Economatica feito a pedido do site de VEJA. A companhia vale em bolsa, conforme o fechamento desta quinta-feira, 8,63 bilhões de reais, enquanto seu patrimônio líquido está em 79,58 bilhões de reais. O patrimônio líquido (PL) de uma organização representa seu valor contábil – ativo menos o passivo, ou seja, todas as riquezas e direitos debitados, subtraídos os débitos e obrigações. O mais comum é que empresas valham em bolsa mais do que seu PL porque o preço de mercado embute expectativas futuras de crescimento das companhias.

Outras nove companhias do setor listadas em bolsa estão com seu valor de mercado inferior ao patrimônio líquido. A Companhia Energética de Brasília (CEB) está em segundo lugar neste quesito: enquanto seu PL está em 553,10 milhões de reais, seu valor de fechamento é de 158,11 milhões de reais (apenas 28,6% do PL).

Já o valor de mercado da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) representa apenas 38,1% de seu PL, respectivamente, 295,57 milhões de reais contra 775,73 milhões de reais. A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) vale em bolsa 993,67 milhões de reais contra 2,585 bilhões de reais de PL (38,4%). A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) é a quinta na relação entre valor de mercado e PL, com 5,15 bilhões de reais de preço em bolsa e 10,44 bilhões de reais em PL (49,3%).

Confira as demais companhias com valor de mercado inferior ao patrimônio:

relação entre valor de mercado e patrimônio líquido de empresas do setor elétrico brasileiro relação entre valor de mercado e patrimônio líquido de empresas do setor elétrico brasileiro

relação entre valor de mercado e patrimônio líquido de empresas do setor elétrico brasileiro (/)

Leia mais:

Brasil pode virar uma Argentina no setor elétrico, dizem especialistas

Governo não deixará Eletrobras falir, diz EPE

‘Você acha que eu quero quebrar a Eletrobras?’, diz Dilma a jornal

Dilma parte para briga no Congresso pela MP da energia

governo federal