Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Eletrobras investirá R$ 300 milhões no exterior em 2012

Quantia envolve projetos na Nicarágua e no Uruguai

A Eletrobras investirá 300 milhões de reais na área internacional em 2012, afirmou o presidente da empresa José da Costa Carvalho Neto nesta quinta-feira. O montante envolve projetos como a usina de Tumarín, na Nicarágua, além de uma hidrelétrica e parques eólicos no Uruguai.

No ano passado, o investimento da companhia fora do país foi pouco significativo e, segundo Carvalho Neto, o aumento do orçamento internacional neste ano é parte da meta de destinar 10% dos investimentos anuais a projetos no exterior, em especial na América do Sul. “Esse porcentual vai subindo aos poucos, à medida em que deslanchar o plano de investimentos”, disse o executivo. A Eletrobras anunciou recentemente que investirá 13,3 bilhões de reais em 2012.

No Uruguai, a empresa assinou com a UTE/Uruguai em abril um acordo para a construção de um conjunto de usinas eólicas com custo estimado entre 3.500 e 4.000 reais o megawatt. Os estudos para a implantação do projeto terminam em 60 dias, informou o presidente da Eletrobras. A estatal de energia também receberá agora a licença ambiental para instalar uma linha de transmissão que possibilitará um intercâmbio de 500 MW de energia entre Brasil e Uruguai.

Carvalho Neto descartou a necessidade de o Brasil importar energia da Argentina para suprir o Estado do Rio Grande do Sul, afetado por uma forte seca. Ele afirmou que a integração energética entre Brasil, Uruguai e Argentina continua nos planos do governo. “Mas não há necessidade de importar (energia) da Argentina no curto prazo”, disse ele, que participa de um seminário sobre oportunidades na África, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Eletrobras tem alguns projetos em estudo para o continente africano. Entre eles estão uma hidrelétrica de 350 MW em Angola.

(com Agência Estado)