Clique e assine com 88% de desconto

Elétricas pedem prorrogação das concessões

De acordo com decreto, empresas têm até a próxima segunda para manifestar interesse na renovação. CPFL, Furnas e Cesp fizeram pedido nesta quinta-feira

Por Da Redação - 11 out 2012, 19h56

CPFL Energia, Furnas e Cesp protocolaram nesta quinta-feira o pedido de renovação das concessões que vencem entre 2015 e 2017, conforme a Medida Provisória 579, regulamentada pelo Decreto 7.805. De acordo com o documento, o prazo máximo para as empresas manifestarem interesse na renovação é a próxima segunda-feira.

Leia também:

CPFL quer cinco das oito distribuidoras da Rede Energia

Após apagões, Dilma decide mexer na gestão de Furnas

Publicidade

Pacote e revisão vão reduzir energia em até 26%

Furnas comunicou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que pretende obter prorrogar o prazo da concessão para as usinas de Furnas (MG), Luiz Carlos Barreto de Carvalho (SP-MG), Marimbondo (MG), Funil (RJ), Corumbá (GO) e Porto Colômbia (MG-SP). Juntas, elas somam 4.617 megawatts de capacidade instalada. Já o sistema de transmissão compreende 46 subestações e 151 linhas que totalizam 18.500 quilômetros de extensão, pelas quais passam 40% de toda a energia consumida no país.

A companhia afirmou ter entregue documentos que comprovam regularidade fiscal, trabalhista e setorial e de qualificação jurídica, econômico-financeira e técnica relativos ao serviço prestado. Também foram apresentados os projetos básicos de cada um dos empreendimentos de geração.

Em nota, o presidente de Furnas, Flavio Decat, disse que a análise preliminar dos números mostra que a empresa está ajustada ao novo cenário do setor elétrico brasileiro, com os custos equilibrados, e preparada para as receitas previstas com os parâmetros estabelecidos pelo governo. “Isso permite que Furnas continue cumprindo o objetivo da empresa, o de operar e manter as suas usinas, linhas e subestações”, afirmou.

Publicidade

As distribuidoras da CPFL Energia – CPFL Jaguari, CPFL Mococa, CPFL Sul Paulista, CPFL Leste Paulista e CPFL Santa Cruz – também formalizaram o pedido de prorrogação com a Aneel, nesta quinta-feira.

Outra elétrica que já manifestou interesse em prorrogar as concessões foi a Cesp, referente às usinas hidrelétricas de Três Irmãos, Ilha Solteira e Engenheiro Souza Dias (Jupiá).

(com Agência Estado)

Publicidade