Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Eike deixa lista dos 100 mais ricos do mundo

Empresário abandonou o 93° lugar no ranking da Bloomberg após perder US$ 300 milhões na bolsa nesta quarta-feira, quando ações da OSX caíram 11,6%

Por Da Redação 7 fev 2013, 16h56

Após as consecutivas perdas das empresas do grupo EBX na bolsa de valores, o empresário Eike Batista deixou, nesta quinta-feira, a lista dos 100 homens mais ricos do mundo, de acordo com ranking da Bloomberg, atualizado diariamente. Eike ocupava o 10º lugar na lista em março de 2012, quando o ranking foi criado.

O empresário despediu-se do rol dos mais ricos depois de perder 300 milhões de dólares na bolsa na quarta-feira, quando as ações da OSX (empresa do setor naval) caíram 11,6%. Com isso, sua fortuna passou a ser avaliada em 10 bilhões de dólares.

A OSX – junto com a empresa de logística LLX – é a firma responsável pela construção do Porto de Açú, em São João da Barra, no Rio de Janeiro – cujas obras estão atrasadas. No final de janeiro, as duas empresas receberam ainda uma multa bilionária por danos ambientais causados na área do porto.

Outra razão para a queda das ações foi o fato de a companhia ter anunciado a intenção de fazer um novo aumento de capital equivalente a 250 milhões de dólares – que poderá diluir a participação dos investidores na empresa.

Na terça-feira, Eike ainda ocupava o 93° da lista, com fortuna avaliada em 11,4 bilhões de dólares. O valor é menor que um terço do verificado em março de 2012, quando a fortuna de Eike era calculada em 34,5 bilhões de dólares, segundo a Bloomberg.

Continua após a publicidade

Leia também:

Reforma do hotel de Eike não deve estar pronta antes da Copa

Eike nunca cumpre o que promete, diz ex-sócio

OGX, de Eike, demite 30 funcionários

Continua após a publicidade

Publicidade