Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EFSF vende 1,5 bi em títulos de 6 meses após rebaixamento

BERLIM, 17 Jan (Reuters) – O Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês) vendeu 1,501 bilhão de euros em novos títulos com vencimento em seis meses nesta terça-feira, com a demanda superando a oferta em 3,1 vezes, segundo dados do Bundesbank, o banco central da Alemanha. A venda ocorreu um dia depois de a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixar a nota do fundo em um grau, passando de “AAA” para “AA+”.

O Bundesbank, cujos sistemas foram usados para conduzir a venda, informou que o leilão atraiu uma demanda de 4,66 bilhões de euros. A média do rendimento foi de 0,2664 por cento.

No mês passado, EFSF vendeu 1,97 bilhão de títulos com vencimento em três meses em um leilão com uma demanda sólida, superando a oferta em 3,2 vezes.

O vice-presidente financeiro do EFSF, Christophe Frankel, afirmou em nota que o fundo irá fazer leilões regulares de títulos com vencimentos em três, seis e 12 meses.

O fundo, sediado em Luxemburgo e criado em 2010, tende a atrair forte demanda por seus títulos, com a crise da dívida enfraquecendo os ratings de crédito dos maiores garantidores como a França, que foi rebaixada pela S&P de “AAA” para “AA+”.

O rebaixamento da nota do EFSF irá cortar substancialmente seu poder de empréstimo a menos que os últimos quatro países com nota máxima (“AAA”) aumentem suas garantias -a Holanda, Alemanha, Finlândia e Luxemburgo- o que parece improvável neste momento.

(Reportagem de Alexandra Hudson e Annika Breidthardt em Berlim e Robin Emmott em Bruxelas)