Clique e assine com 88% de desconto

Economistas elevam projeção para Selic em 2013 a 9,5%

Pesquisa Focus prevê ainda PIB menor e inflação maior este ano

Por Da Redação - 26 ago 2013, 08h48

Economistas de instituições financeiras mantiveram a perspectiva de que a Selic terá alta de 0,5 ponto percentual nesta semana, mas elevaram a projeção para a taxa básica de juros ao final deste ano para 9,50%, ante 9,25% anteriormente, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC se reúne na terça e quarta-feira desta semana para definir o novo patamar da Selic, atualmente em 8,5% ao ano. A maioria das apostas no mercado é de nova alta de 0,5 ponto percentual, para 9,0% nesta semana.

Leia também:

Mercado eleva expectativa para Selic em 2014 para 9,50%

Publicidade

Em ata do Copom, BC sinaliza: juros seguirão em alta

Apesar de preverem um aperto monetário maior, os economistas também elevaram a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, em 2013 a 5,80%, ante 5,74% anteriormente.

Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, a projeção foi ajustada a 2,20%, ante 2,21%. Na sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o resultado do PIB do segundo trimestre.

Dólar – Também no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, os economistas elevaram pela terceira semana seguida a expectativa para o dólar no final deste ano, para 2,32 reais, ante 2,30 reais anteriormente.

Publicidade

Leia ainda:

Mercado volta a reduzir projeção para PIB em 2013

O ‘dólar da virada’: saiba qual a cotação capaz de espantar as compras em Miami

(com agência Reuters)

Publicidade