Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Economia francesa fica estagnada no 1º trimestre

Apesar de os gastos de consumidores terem subido em maio, o desemprego ainda está alto e as projeções econômicas não são otimistas

A economia francesa ficou estagnada no primeiro trimestre em comparação aos três últimos meses do ano passado, conforme mostrou a agência nacional de estatísticas Insee nesta sexta-feira, com base em dados sujeitos a revisão. O dado representa uma desaceleração sobre o quarto trimestre, quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,2%, na mesma base de comparação. Ante o mesmo período do ano anterior, a expansão foi de 0,7% entre janeiro e março.

Economistas acreditam que a perspectiva para o resto do ano não é encorajadora, apesar de o país ter registrado avanço no indicador de gastos do consumidor em maio.

O relatório mostrando que a economia não cresceu nos primeiros três meses do ano veio um dia após dados indicarem que o número de desempregados no país subiu para um nível recorde em maio. “Isso confirma que o país está enfrentando dificuldades para crescer e que o consumo está baixo”, disse o economista do Barclays Fabrice Montagne. “A tendência intrínseca é ruim”.

Leia mais:

França aceita vender divisão de energia da Alstom para a GE

França: empresas terão de pagar imposto de 75% sobre salários acima de 1 milhão de euros ao ano

S&P corta rating de crédito da França de AA+ para AA

Em contraponto, os gastos de consumidores tiveram um salto de 1% em maio, que superou a previsão de analistas, de alta de 0,4%. Esta também foi a maior leitura desde novembro do ano passado. Gastos com energia subiram 8% após uma queda de 3,3% em abril.

Mesmo assim, o mercado não está confiante com relação à projeção do governo de expansão de 1% neste ano. A Insee já revisou sua estimativa para 0,7% em 2014. Para o economista do Barclays, a segunda maior economia da zona do euro precisará de três trimestres com crescimento de 0,3% em média para alcançar expansão de 0,7% no ano.

(com agência Reuters e Estadão Conteúdo)