Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Economia dos EUA cresce 2,8% no último trimestre de 2011

Washington, 27 jan (EFE).- A atividade econômica dos Estados Unidos cresceu no último trimestre do ano passado a um ritmo anual de 2,8%, o mais alto em um ano e meio, disse o Governo nesta sexta-feira em seu primeiro cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

O ritmo de crescimento percebido no primeiro dos três cálculos que o Departamento de Comércio faz sobre a atividade econômica esteve abaixo da expectativa da maioria dos analistas, que apontavam 3% de aumento.

O dado valida a decisão do Federal Reserve nesta semana de manter até o fim de 2014 a taxa básica de juros em níveis historicamente baixos. O banco central fixou a taxa abaixo de 0,25% desde dezembro de 2008.

De outubro até dezembro a despesa dos consumidores, que nos EUA equivale a mais de dois terços do PIB, cresceu 2%, comparado com um aumento de 1,7% no trimestre anterior.

O relatório do Departamento de Comércio assinala que no último trimestre do ano passado o valor das exportações americanas subiu 4,7%, enquanto o das importações cresceu 4,4%.

A inflação, medida pelo índice de preços em despesas de consumo, foi de 0,7% entre outubro e dezembro, muito inferior aos 2,3 % do trimestre anterior.

A receita efetiva disponível, depois do pagamento dos impostos, subiu 0,8% no último trimestre e a taxa pessoal de poupança caiu dois décimos até 3,7%. EFE