Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Economia do Brasil é fechada e importação é baixa, afirma Banco Mundial

Relação entre importação e PIB do país é a menor em pesquisa com 179 países

Por Da Redação 14 jan 2013, 11h18

O Brasil é o país que menos importação faz no mundo em proporção do seu Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Banco Mundial (Bird). As informações mostram que a economia brasileira é fechada, apesar das reclamações de empresários sobre a concorrência externa.

Em 2011, segundo o Banco Mundial, o Brasil teve importações de bens e serviços equivalentes a 13% do PIB. Numa lista de 179 países, o Brasil é o que tem a menor relação entre importações e PIB. A grande maioria dos dados é de 2011, mas, no caso de alguns países, o dado é de anos anteriores (de 2007 a 2010).

No grupo dos Brics, por exemplo, a China tem importações de produtos e serviços de 27% do PIB, a Índia de 30% e a Rússia de 21%. Entre as principais economias da América Latina, o México tem importações correspondentes a 32% do PIB, a Argentina a 20% e a Colômbia a 17%. Mesmo os Estados Unidos, que são a maior e mais diversificada economia do mundo, apresentam uma proporção de importações sobre o PIB de 16%, maior do que a brasileira.

Leia também:

Dilma promove festa Trash na economia

Sobretaxa de importação protege setores monopolistas

Camex prorroga imposto de importação de brinquedo

Governo barra importação de tênis por fraude de origem

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade