Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Economia da Alemanha supera temores de recessão no 1o trimestre

Por Da Redação 24 Maio 2012, 07h53

BERLIM (Reuters) – A Alemanha cresceu 0,5 por cento no primeiro trimestre devido a uma recuperação das exportações, confirmando a força da maior economia da Europa até agora, mas também soando um sinal de alerta sobre a potencial vulnerabilidade a mais problemas na zona do euro.

Os dados de crescimento sazonalmente ajustados, que confirmaram uma estimativa anterior, mostraram que a Alemanha superou confortavelmente os temores de recessão depois de encolher 0,2 por cento no final do ano passado.

As exportações subiram 1,7 por cento no trimestre após recuarem 1,5 por cento nos últimos três meses de 2011, e o consumo privado avançou 0,4 por cento após uma contração de 0,2 por cento no quarto trimestre do ano passado.

A economia da Alemanha superou a de seus parceiros depois de se recuperar da crise financeira de 2008/09 e tem consistentemente ignorado as preocupações com a dívida que afetam países periféricos da zona do euro e se espalham pelo bloco.

“Enquanto a zona do euro está ainda buscando crescimento, a Alemanha tem isso”, disse o economista do ING Carsten Brzeski. “A queda dos estoques, entretanto, foi um claro alerta para o crescimento nos próximos trimestres, refletindo um enfraquecimento nas novas encomendas.”

Uma queda nos estoques subtraiu 0,4 ponto percentual do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Continua após a publicidade
Publicidade