Clique e assine a partir de 9,90/mês

Economia alemã recua no quarto trimestre de 2012

Menor demanda da Europa prejudicou a produção industrial do país nos últimos meses do ano e deve ter puxado para baixo a economia, diz Ministério

Por Da Redação - 11 jan 2013, 08h08

A atividade econômica da Alemanha declinou no quatro trimestre do ano influenciada pelo resultado da queda na produção industrial, informou o Ministério da Economia do país nesta sexta-feira. A indústria alemã decepcionou por conta da menor demanda europeia.

O ministério acrescentou em seu relatório mensal que a força da economia alemã e os sinais positivos do cenário internacional indicam que haverá “uma retomada significativa” neste ano. “De acordo com os indicadores, é possível esperar um declínio na performance econômica no último trimestre do ano pasado”, afirmou o ministério.

Leia também:

Alemanha mantém baixo crescimento no 3º trimestre

Continua após a publicidade

Desemprego na Alemanha sobe pelo 8º mês consecutivo

Indústria – A produção industrial da Alemanha, divulgada na quinta-feira, cresceu 0,2% em novembro, na comparação com outubro, abaixo da previsão de ata de 1% de economistas. Os dados de outubro foram revisados para mostrar queda mensal de 2%, em vez de 2,6% como calculado inicialmente. Na comparação entre novembro e o mesmo mês de 2011, a produção industrial da Alemanha caiu 2,9%.

No setor de manufatura a produção subiu 0,4% e no de construção houve aumento de 1%. Por outro lado, a produção do setor de energia caiu 3,3% e a de bens duráveis diminuiu 2,6%. O Ministério da Economia ressaltou, porém, que “o desenvolvimento das novas encomendas e a leve melhora nos indicadores de sentimento sugerem uma perspectiva de certa forma mais favorável para a produção no novo ano”.

(com agência Reuters)

Publicidade