Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ebola provocará recessão em Serra Leoa e Guiné em 2015

Banco Mundial previa um forte crescimento para ambos os países da África Ocidental, mas perspectivas mudaram após a epidemia

O surto de ebola na África Ocidental provocará recessão em Serra Leoa e Guiné em 2015, dois países que tinham projeções de forte crescimento econômico antes da epidemia, afirmou o Banco Mundial (BM). Principal país afetado, Serra Leoa deve registrar queda de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) do ano que vem, enquanto a estimativa para a Guiné é de retração de 0,2%.

Leia mais:

Vacina contra ebola tem resultados promissores nos EUA

Butantã vai desenvolver soro contra o ebola

Em outubro, o BM ainda projetava para 2015 um crescimento robusto na Guiné (2%) e elevação ainda maior em Serra Leoa (7,7%), que ainda tenta se recuperar de uma guerra civil. Mas a epidemia de ebola, que se propagou no continente africano desde agosto e provocou quase 6.000 mortes, prejudicou a atividade econômica, paralisou os investimentos e afastou as perspectivas de crescimento.

De acordo com a instituição, apesar de a Libéria registrar um o maior número de mortes por causa do ebola (mais de 3.100), o país tem uma perspectiva melhor que a dos vizinhos. Neste caso, a expectativa de crescimento é de 3%. Apesar de superior a de outros países, é menos da metade do esperado antes do ebola: 6,8%.

(Com AFP)