RIO DE JANEIRO, 8 Jun (Reuters) – A empresa de varejo de viagem Dufry anunciou nesta sexta-feira uma nova estrutura organizacional, buscando fortalecer suas operações regionais, alavancar a escala global da empresa e reforçar o foco em crescimento e eficiência.
A nova estrutura será consolidada em quatro regiões de atuação, incluindo uma exclusivamente para o Brasil, e resultará na realocação de diversos executivos atuais a novas funções, segundo fato relevante nesta sexta-feira.
José Carlos Rosa, atual diretor de operações da América do Sul, será responsável pela região Brasil, reportando-se ao diretor-presidente da Dufry.
As outras localidades serão: América do Norte; Europa, África e Ásia; e América Latina.
“O papel e as funções das regiões serão redefinidos, permitindo que os diretores de operações regionais possam assumir maior responsabilidade pelo desempenho de suas regiões”, afirmou o documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários.
Segundo o site de relações com investidores da Dufry, atualmente há seis regiões de atuação (Europa, África, Eurásia, América Central e Caribe, América do Sul e América do Norte).
Também foi anunciada uma redução no comitê executivo global da varejista, de 10 para oito membros, com Julián Díaz na liderança, junto com os diretores financeiro, operacional global, jurídico e das quatro regiões de atuação.
Além da reforma na administração, a Dufry também unificará sua plataforma de compras global visando a atender as operações da companhia no mundo inteiro.
“Este movimento permitirá maximizar economias de escala e conhecimento por meio da centralização das compras. Além disso, a operação de logística também será centralizada e estruturada para corresponder à configuração da nova estrutura de compras”, segundo comunicado.
“A simplificação das funções das operações de compras e logística deverá permitir aumentar ainda mais as margens brutas e ao mesmo tempo melhorar os prazos de entrega e de capital de giro líquido”, afirmou o documento.
A Dufry vai unir, ainda, as funções corporativas do grupo (Organização e Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Comunicação Corporativa) “para garantir o alinhamento estratégico e alocação eficiente de recursos internos”.
A reorganização e as mudanças terão efeito a partir de primeiro de julho, com total implementação até primeiro de setembro deste ano.
(Por Sérgio Spagnuolo)