Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dow Jones fecha em baixa de 1,34%

Nova York, 12 dez (EFE).- O índice Dow Jones Industrial, o principal de Wall Street, fechou em baixa de 1,34% nesta segunda-feira, mantendo a cota dos 12 mil pontos.

Esse indicador, que reúne 30 das maiores empresas americanas, perdeu 162,72 pontos, para 12.021,54. O índice seletivo S&P 500 caiu 1,49%, enquanto o indicador da bolsa eletrônica Nasdaq avandou 1,94%.

Os investidores no pregão nova-iorquino optaram desde os primeiros minutos do dia por um decidido ânimo comprador após as advertências feitas pelas agências de medição de riscos Moody’s e Fitch, chegando inclusive a provocar que o Dow Jones perdesse momentaneamente a barreira dos 12 mil pontos que tinha recuperado na sexta-feira.

A Moody’s disse que no primeiro trimestre de 2012 estudará as classificações dos países da zona do euro diante da ausência de medidas decisivas após a cúpula de Bruxelas, e a Fitch fez o mesmo perante a incapacidade dos líderes europeus de oferecer uma solução integral após a transcendental reunião da última sexta-feira.

Essas advertências ao outro lado do Atlântico foram recebidas com pessimismo em Nova York, mas na reta final do pregão se soube que o déficit fiscal dos Estados Unidos se reduziu a US$ 137,3 bilhões em novembro, o que ajudou a frear as perdas do dia e fechar acima dos 12 mil pontos.

A execeção de McDonald’s e Walt Disney, que terminaram o dia com ligeiras altas de 0,46% e 0,25%, respectivamente, o restante dos 30 componentes do Dow Jones fecharam com quedas, lideradas por Bank of America (-4,72%) e JPMorgan Chase (-3,44%). EFE