Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dow Jones cai 2,06% com incertezas sobre a retomada da economia americana

O índice Dow Jones Industrial fechou em forte queda – 2,06% – e ficou abaixo da barreira de 17 mil pontos, em uma quinta-feira de baixas acentuadas nos mercados americanos. Os mercados digeriram mal as incertezas do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) sobre a sustentabilidade do crescimento da economia dos Estados Unidos e sua capacidade de suportar a elevação dos juros.

A expectativa era de que os juros subissem na próxima reunião do Fed, em setembro. Mas a ata da última reunião, divulgada na quarta-feira, criou instabilidade nos mercados. As incertezas sobre a economia chinesa também impactaram as bolsas americanas nesta quinta.

Segundo dados provisórios, o principal indicador da bolsa de Nova York perdeu 357,91 pontos, para 16.992,03. O índice composto da Nasdaq caiu 2,82%, para 4.877,49, e o seletivo S&P 500 recuou 2,11% e fechou aos 2.035,78 pontos.

O principal indicador da bolsa chinesa, o Shanghai Composite, caiu 3,4%, enquanto na Europa, o CAC-40 caiu 2,1% e o DAX alemão perdeu 2,3%.

Ações do setor de consumo lideraram a baixa, com os papéis da Disney recuando 6% depois de um corte do preço-alvo por uma corretora, enquanto as ações da Apple perderam 2% após relatório apontar que as vendas gerais de smartphones na China caíram no segundo trimestre.

(Da redação)