Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dólar volta a ficar abaixo de R$ 4 depois de forte alta na segunda-feira

O dólar voltou a ser negociado por menos de 4 reais depois da alta expressiva desta segunda-feira, quando encerrou o dia a 4,02 reais. Às 10h45, a moeda americana estava em baixa de 1,11%, a 3,97 reais.

O recuo da cotação ocorre em meio a expectativas de estímulos econômicos na China e alguma tranquilidade no mercado de petróleo. “O mercado está um pouco sem racionalidade porque o volume está muito baixo no fim do ano e as incertezas estão muito fortes”, afirmou o operador da gestora de recursos de um banco internacional. “Ontem subiu muito, hoje tem espaço para cair, ainda mais com o cenário externo mais favorável.”

Desde sexta-feira, o dólar tem sido pressionado pela nomeação de Nelson Barbosa para substituir Joaquim Levy no Ministério da Fazenda. Embora Barbosa tenha reforçado a importância do ajuste das contas públicas em seus discursos, operadores temem que sua indicação sinalize relaxamento do rigor fiscal.

Nesta sessão, porém, operadores ajustavam suas carteiras após expressivas altas nas duas últimas sessões. O clima mais positivo nos mercados externos também favorecia o ajuste, com nova alta dos preços do petróleo após a commodity atingir a mínima em onze anos e em meio a esperanças de novos estímulos na China. O movimento era acentuado pelo baixo volume de negócios no Brasil, na penúltima sessão antes do feriado do Natal.

(Com Reuters)