Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dólar vai a R$ 1,80 em meio a cenário externo ruim

Moeda americana fechou em alta nos quatro pregões da última semana

O dólar comercial era negociado em alta de 1,18%, a 1,804 real por volta das 10h20 desta segunda-feira. A moeda norte-americana segue em valorização, após fechar em alta por quatro pregões consecutivos na semana passada.

O ambiente continua ruim na Europa, onde o destaque do final de semana foi a eleição espanhola, que corroborou a expectativa de mudança de governo no país. Porém, isso não foi suficiente para acalmar os mercados e serviu, no máximo, para não piorar ainda mais as coisas. Já nos Estados Unidos, conforme vão se confirmando as dificuldades para que o Congresso feche um acordo que reduza o déficit do país, o clima azeda.

“Os juros das dívidas estão se estabilizando em níveis muito altos, enquanto uma solução definitiva não é encontrada. Isso mantém o clima pesado como na semana passada”, diz um operador ouvido pela Agência referindo-se à influência da Europa na abertura do mercado doméstico de câmbio na manhã desta segunda-feira. Para ele, o impasse norte-americano que se soma a isso, hoje, tem peso determinante para a alta generalizada do dólar.

A avaliação de um segundo profissional do mercado interno é de que, conforme o cenário ruim lá fora vai se consolidando, o dólar vai buscar níveis cada vez mais altos ante o real. “Pouco a pouco, porque a nossa situação ainda é muito boa. Mas não dá para evitar os ajustes, e o dólar deve acompanhar o exterior”, disse.

(Com Agência Estado)