Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dólar recua e fecha abaixo de R$ 3,80 após ação do BC

Moeda encerra o dia negociada por 3,77 reais mesmo com os renovados sinais de que a taxa de juros dos EUA pode subir ainda em 2015

O dólar fechou em baixa de 0,53%, a 3,77 reais, em dia marcado por mais uma atuação do Banco Central no mercado de câmbio. A atuação do BC contrabalançou os renovados sinais de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) elevará os juros em sua próxima reunião de política monetária, em dezembro.

O BC realizou na tarde desta quinta leilão de venda de até 500 milhões de dólares com compromisso de recompra. Segundo a assessoria de imprensa do Banco Central, a operação não teve a finalidade de rolar contratos já existentes. Foi a segunda vez que o BC fez uma intervenção desse tipo nesta semana, mesmo após um mês de alguma tranquilidade no câmbio.

“Parece que o BC está deixando um recado para o mercado com esses novos leilões de linha, de que não se sente confortável com um dólar acima dos 3,80 reais”, disse o operador da corretora Correparti Jefferson Luiz Rugik. Pela manhã, o BC também deu continuidade à rolagem de contratos conhecidos como swaps cambiais que vencem em dezembro.

Durante o dia, o mercado ainda digeria declarações da presidente do Fed, Janet Yellen, que indicaram que os juros nos Estados Unidos poderiam subir em dezembro. Na máxima desta quinta, o dólar foi negociado por 3,81 reais, e, na mínima, a 3,76 reais.

Leia mais:

Na Fiesp, Levy reforça a importância de aumentar impostos para equilibrar contas

Dilma sanciona regra progressiva para aposentadorias e veta ‘desaposentação’

(Com Reuters)