Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Dólar recua 1,62% e volta a fechar abaixo de R$ 4

Ao descer a 3,85 reais, moeda americana tem seu menor valor de fechamento do ano

Por Da Redação - 1 fev 2016, 16h59

O dólar fechou abaixo de 4 reais e no menor nível deste ano nesta segunda-feira, em uma sessão marcada por baixo volume de negócios. A moeda americana recuou 1,62%, a 3,95 reais na venda, seu menor nível de fechamento desde 30 de dezembro, quando foi a 3,94 reais.

Entre os fatores que nortearam os negócios estava a sinalização dada pelo Banco Central de que deve rolar integralmente os chamados swaps cambiais (contratos que equivalem à venda futura de dólar) que vencem em março. “O mercado está se preparando para ver o que vem pela frente em termos de política, e os swaps do BC deram algum suporte para quem quer se desfazer de posições compradas”, disse o operador de uma corretora nacional.

Após o fechamento dos mercados na sexta-feira, o BC anunciou para esta sessão o início da rolagem dos contratos de swap cambial com oferta que, se mantida, deve ser suficiente para rolar integralmente o lote que vence em março.

Operadores afirmaram que o mercado deve voltar a operar com mais volume na próxima sessão, quando o Congresso Nacional volta das férias. Investidores esperam sobretudo notícias sobre o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, que vem provocando reações no mercado. “O foco deve voltar à política brasileira amanhã (terça-feira), quando termina o recesso parlamentar. Enquanto isso, o mercado está em clima de espera”, disse o operador da corretora Intercam Glauber Romano.

Publicidade

Leia também:

Balança comercial tem janeiro mais positivo desde 2007

Consumo de energia tem primeira queda desde racionamento

(Com agência Reuters)

Publicidade