Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dólar fecha abaixo de R$ 3,20, menor valor em um ano

Moeda americana recuou 1,43%; Bovespa teve alta de 0,91%

O dólar recuou quase 1,5% e encerrou abaixo de 3,20 reais nesta quinta-feira, menor nível de fechamento em mais de um ano, com operadores citando o corte dos juros britânicos e fluxos de entrada de recursos externos relacionados a operações corporativas. O dólar recuou 1,43%, a 3,19 reais na venda, menor fechamento desde 21 de julho de 2015 (3,17 reais). Já a Bolsa de Valores teve alta de 0,91%, com o Ibovespa fechando em 57.593 pontos.

O banco central britânico cortou sua taxa de juros pela primeira vez desde 2009 e informou que vai comprar mais 60 bilhões de libras em títulos públicos para amortecer o impacto do referendo que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia. “As medidas do Banco da Inglaterra dão alento ao mercado, confirmam as expectativas de que os bancos centrais estão atentos a qualquer volatilidade”, disse o operador da corretora Correparti Ricardo Gomes da Silva.

Juros mais baixos no Reino Unido tendem a aumentar a atratividade relativa de ativos que oferecem rendimentos altos, como no Brasil. Além disso, parte dos capitais injetados pelo banco central britânico na economia tende a migrar para mercados emergentes. No cenário local, operadores citaram ainda um fluxo positivo de mais de 1 bilhão de dólares feito por uma grande empresa, que teria contribuído para puxar a moeda americana para baixo nesta sessão.

Muitos investidores esperam que o Brasil receba cada vez mais recursos externos daqui para frente, após anúncios de diversas captações externas. Na véspera, a Vale vendeu 1 bilhão de dólares em títulos internacionais.

Por sua vez, alguns esperam que o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, que deve ser concluído no fim deste mês, sirva de gatilho para atrair mais investimento de fora, revertendo a tendência de saídas financeiras que vem sendo apontada pelos dados do Banco Central há meses. Nesta quinta, a comissão especial do Senado que analisa o impeachment de Dilma aprovou o parecer pela pronúncia da petista, considerando que há elementos suficientes para levá-la a julgamento final por crime de responsabilidade.

Nesta manhã, o Banco Central brasileiro vendeu novamente 10 mil swaps reversos, contratos que equivalem a compra futura de dólares. A autoridade monetária vem atuando dessa forma quase diariamente desde o mês passado.

(Com Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Esse Presidente do BC vai acabar com o único segmento que apresenta crescimento. Esse é o grande erro de se ter um banqueiro no comando.

    Curtir