Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Disparada do dólar leva Apple a suspender venda on-line na Rússia

Rublo se desvalorizou 20% em relação ao dólar apenas nesta terça-feira, evidenciando a debandada de investidores

A Apple informou que suspendeu as vendas on-line na Rússia devido à grande oscilação no valor do rublo nesta terça-feira, após a moeda cair para um recorde de baixa em relação ao dólar. “Devido às flutuações extremas no valor do rublo, a nossa loja on-line na Rússia está indisponível no momento, enquanto nós revemos os preços. Pedimos desculpas aos clientes por qualquer inconveniente”, afirmou a companhia em um comunicado.

O rublo caiu drasticamente, mais de 20% em relação ao dólar. Apenas no mês passado, a Apple aumentou se viu forçada a elevar o preço do iPhone 6 em 25% em sua loja on-line na Rússia, para conter perdas com a diferença de cotação entre o momento da importação e venda dos produtos.

Leia também:

Dólar fecha a R$ 2,73 – maior cotação em nove anos

Crise na Rússia: o que está em jogo e como o Brasil pode ser afetado

A disparada do dólar na Rússia vem ocorrendo desde julho, mas se intensificou em outubro. De lá pra cá, a moeda americana subiu quase 70% na comparação com o rublo. No ano, a valorização é de 106%. Nesta terça-feira, a situação se complicou após o BC do país elevar os juros em 6,5 pontos porcentuais, para 17%, numa tentativa emergencial justamente de conter a queda livre da divisa. O rublo vem se depreciando impactado não só pela desaceleração da economia russa, como também pela queda do preço do barril do petróleo.

(Com Estadão Conteúdo)