Diretora do FMI faz visita protocolar a Geraldo Alckmin
Estado mostrou seu portfólio de investimentos e Fundo afirmou que disponibilizará apoio técnico, mas ambos não fecharam nenhum acordo
O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, se reuniu na tarde desta sexta-feira com a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, para mostrar ao Fundo as oportunidades de investimento no estado. “Mostramos que São Paulo tem baixo endividamento e por isso tem uma boa capacidade para fazer investimentos e parcerias público-privadas”, disse Alckmin, após o encontro no Palácio dos Bandeirantes.
De acordo com o diretor do fundo para o Hemisfério Ocidental, Nicolás Eyzaguirre, nenhum acordo foi fechado durante a reunião. “São Paulo nos mostrou seu portfólio de investimentos e nós mostramos que todo nosso apoio técnico está disponível”, disse ao site de VEJA.
Alckmin afirmou que Lagarde encarou como positivos “os últimos sinais vindos da Europa”, referindo-se às declarações recentes da chanceler alemã, Angela Merkel, de que os países da zona do euro estão cada vez mais próximos de chegar a um acordo sobre uma união fiscal com regras mais rigorosas.
Visita ao Brasil – Lagarde veio ao país para pedir mais recursos para o Fundo. Nesta quinta, a diretora esteve em Brasília para se reunir com a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. De Mantega, Lagarde escutou a promessa de que o Brasil aumentará os recursos no Fundo, mas nenhum dos dois falou em valores.