Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diretor do BC diz que inflação está convergindo para a meta

Hamilton reiterou o discurso das autoridades monetárias de que a crise econômica internacional é desinflacionária

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, disse na manhã desta quarta-feira que a autoridade monetária trabalha com a perspectiva de convergência da inflação para a meta. Ele fez esta afirmação durante a palestra “Perspectiva para a Economia Brasileira no Atual Cenário Econômico” em seminário organizado pelo Insper. “Os acadêmicos focam mais no longo prazo e nós focamos no curto prazo”, disse o diretor, acrescentando que para o curto prazo o BC vê a inflação convergindo para a meta.

Hamilton citou ainda previsões do mercado para a inflação apontando para uma taxa de inflação em 2013 superior à taxa inflacionária prevista para 2012. Esse aumento das expectativas em relação à inflação no próximo ano está associado à elevação dos preços das commodities em função do choque de oferta provocado por eventos climáticos nos Estados Unidos e em algumas regiões do Brasil.

Hamilton reiterou o discurso das autoridades monetárias de que a crise econômica internacional é desinflacionária. Para ele, o menor crescimento da economia global ajuda a explicar um pouco da desinflação decorrente da crise internacional. O diretor do BC mencionou notícias dando conta de que bancos centrais de economias emergentes estão cortando suas taxas de juros, mas não fez nenhuma referência a possíveis cortes da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.