Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Assinatura eletrônica de documentos cresce no Brasil

De acordo com a ICP-Brasil, pela primeira vez em sua história, mais de quatro milhões de certificados digitais em um único ano. Em 2018 foram emitidos 4.416.398 certificados digitais, no mesmo período de 2017, o número foi de 3.587.733. Houve crescimento de 23,10% de um ano para o outro.

Mesmo com esse recorde nas vendas de certificados digitais, a grande maioria das empresas ainda utiliza o seguinte método para assinar um contrato/documento:

Imprimir algumas vias do contrato, assinar, escanear e enviar por e-mail para o cliente. Após isso, o cliente recebe o contrato, imprime, assina em sua parte, digitaliza e, por fim, devolve por e-mail para a empresa. Além de transferir para o cliente final todo o ônus, esse é um método lento, custoso e pouco seguro.

Agora, utilizando uma plataforma de assinatura eletrônica, é possível fechar negócios em poucas horas, de qualquer lugar, a qualquer hora, de qualquer dispositivo, sem papel e com apenas alguns cliques. Tudo isso é possível utilizando uma plataforma de assinatura eletrônica de documentos, com ou sem o uso dos certificados digitais ICP-Brasil.

A D4Sign, plataforma de assinatura eletrônica de documentos mais completa do Brasil, possui em sua plataforma vários pontos de autenticação, ou seja, é possível exigir, por exemplo, uma autenticação por selfie, onde o usuário deverá registrar uma selfie segurando um documento com foto antes de finalizar o processo de assinatura. Esse processo já é utilizado em grandes bancos, como por exemplo o Nubank.

Além da selfie, é possível exigir outros pontos de autenticação do signatário, inclusive o uso do certificado digital ICP-Brasil. Todos os pontos de autenticação criados pela D4Sign foram pensados para garantir uma alta força jurídica e nenhuma burocracia.

A plataforma permite, ainda, enviar documentos para assinatura com poucos cliques: basta fazer o upload do documento e informar os e-mails das partes que deverão assinar o documento. Todos os documentos são criptografados para garantir a integridade e confidencialidade das informações.

“Uma plataforma de assinatura eletrônica permite economizar centenas de reais em impressões e papéis, contribuindo com o meio ambiente, e, além disso, retira toda a burocracia que a assinatura de um contrato no método atual traz aos clientes, tornando o processo de fechamento de contrato, que é a melhor parte, em uma experiência incrível para todos os envolvidos.”, segundo Rodrigo Figueiredo, Diretor Comercial na D4Sign com mais de 10 anos de experiência no segmento.

Ainda segundo Figueiredo, “Muitas empresas deixam de formalizar suas vendas justamente pela burocracia e custo elevado dos processos utilizando papel. Uma empresa em São Paulo que feche um negócio com outra empresa do Rio Grande do Sul, sendo necessária, no contrato, a assinatura de várias pessoas que participaram da negociação terá um enorme custo e uma grande burocracia para coletar todas as assinaturas. Com a assinatura eletrônica da D4Sign essa questão seria resolvida em poucas horas, de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Muitos dos nossos clientes já conseguiram reduzir o tempo de assinatura de contrato, que antes levava mais de 1 (uma) semana, para apenas algumas horas. Tudo muito simples, rápido e com total validade jurídica.”

Faça como milhares de empresas que já utilizam uma plataforma de assinatura eletrônica, modernize o seu método de assinatura de documento com a D4Sign (www.d4sign.com.br).

Website: https://www.d4sign.com.br