Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma: Tombini e Mantega tomam providências cabíveis

Por Lisandra Paraguassu, enviada especial

Nova York – A presidente Dilma Rousseff disse hoje que, neste momento de maior volatilidade e nervosismo dos mercados, a atitude do governo é de calma e tranquilidade e de “estabilizar todo o processo”. “Tanto o ministro Tombini (presidente do Banco Central, Alexandre Tombini) quanto o ministro Mantega (da Fazenda, Guido Mantega) estão tomando as providências cabíveis, mas nós não estamos ainda tomando nenhuma medida inusual”, disse a presidente em entrevista à imprensa brasileira em Nova York.

Segundo ela, as medidas são as de sempre: “swaps, eventualmente comprando ou vendendo dólares em quantidade quando tem problema no mercado e acreditando que as coisas vão se ajustar”. “Mas quero dizer que estamos prontos, completamente prontos”, acrescentou a presidente.

Dilma avaliou que o que tem acontecido nos últimos dias é uma percepção pelo mercado de que é necessário que se resolva a questão da Grécia. “Não se pode mais protelar o problema. Isso é importante não só pela Grécia mas para evitar o contágio”, disse.

Ela destacou que os mercados, no curto prazo, são assim mesmo. “Eles têm essa volatilidade, como sobem, eles descem. A política do Banco Central e a orientação do ministro Guido é de estabilizar o mercado brasileiro”, completou.