Dilma defende postura de Graça em relação à doação de imóveis
Presidente disse que Graça já deu as explicações necessárias sobre as doações de bens após revelação do caso Pasadena — e defendeu a atuação de Luís Inácio Adams em favor da executiva

A presidente Dilma Rousseff voltou a defender a presidente da Petrobras, Graça Foster, depois que reportagem de O Globo mostrou que ela doou parte de seus bens precisamente quando a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, se transformou num problema do Palácio do Planalto e virou pauta de CPI.
Em entrevista concedida na cidade de Floresta (PE), Dilma deixou claro que não cogita demitir a presidente da estatal: “A presidente Graça Foster respondeu perfeitamente sobre a questão dos seus bens numa nota oficial. Eu repudio completamente a tentativa de fazer com que a Graça Foster se torne uma pessoa que não possa exercer a presidência da Petrobras”, afirmou a petista.
A nota a que Dilma se refere é a resposta de Graça às revelações das doações de imóveis feitas por O Globo, fato que induziu o Tribunal de Contas da União (TCU) a suspender a sessão que julgaria a indisponibilidade de bens de Graça por seu envolvimento na compra de Pasadena. Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da empresa e outro investigado pela compra de Pasadena, também doou imóveis no mesmo período.
Leia também:
Graça transfere bens aos filhos e faz TCU adiar julgamento sobre caso Pasadena
Petrobras: de menina dos olhos a ovelha negra de Dilma
Dilma afirmou ainda ser uma “maluquice” afirmar que a atuação da Advocacia-Geral da União em defesa de Graça Foster o TCU seja uma prática inédita. A AGU atua para defender o governo e seus órgãos, mas não costuma defender pessoas físicas. “Gente, que maluquice”, disse a presidente, quando um repórter mencionou o tema. “A Graça Foster e a diretoria inteira da Petrobras representam a União. É de todo interesse da União defender a diretoria. Nada tem de estranho esse fato”, disse a presidente. “Eu acho extremamente equivocado colocar a maior empresa de petróleo da América Latina, sempre, durante a eleição, como arma política”, afirmou a presidente, esquecendo-se completamente que lançar a estatal ao centro do debate sempre foi expediente usado por seu partido.
Nesta quinta-feira, Dilma visitou dois pontos da obra da transposição do rio São Francisco em Pernambuco e visitou um povoado em Paulo Afonso (BA). O périplo foi feito para que a equipe de campanha pudesse gravar imagens que serão usadas na propaganda eleitoral na televisão.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.