Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Dia do Idoso: longevidade financeira é um grande desafio no Brasil

Apenas 3% dos aposentados conseguem manter-se por meio da previdência privada e só 2 em cada 10 brasileiros se planejam financeiramente para a aposentadoria

Por Leticia Yamakami 1 out 2024, 18h01

Nesta terça-feira, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Entre outras celebrações, a data também reforça que, com o aumento da expectativa de vida no Brasil, pensar na longevidade financeira da população de terceira idade tornou-se imprescindível. Segundo o Raio X do Investidor Brasileiro divulgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o tema é ainda mais importante diante de um cenário em que o sustento de grande parte dos aposentados, especificamente 92%, depende exclusivamente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que as pessoas com mais de 60 anos representam 15,6% da população brasileira neste ano. As projeções indicam que esse grupo corresponderá a 28% da população até 2046. Todavia, dados da Anbima indicam que apenas 3% dos aposentados conseguem manter-se por meio da previdência privada. Outros 2% do grupo dependem do apoio financeiro da família ou dos filhos, e apenas 1% conseguem viver de pensões, aluguéis ou aplicações financeiras.

O estudo mostra que 70% dos brasileiros conseguem poupar nada ao final do mês e apenas dois em cada dez brasileiros se preparam financeiramente para a aposentadoria. Para Carlos Gilberto Crippa, presidente do Conselho Deliberativo da Quanta Previdência, esses dados reforçam a urgência de uma maior conscientização sobre a importância do planejamento financeiro de longo prazo. “Dentro deste contexto, estamos certos de que a previdência privada e a educação financeira de longo prazo cumprem um papel fundamental”. 

Embora ainda seja responsável pelo sustento de apenas uma pequena parcela dos aposentados, a importância da previdência privada deve crescer nos próximos anos. Instituições como a Quanta Previdência oferecem soluções de previdência complementar e, recentemente, lançou a plataforma ACQUA em parceria com a Somma Investimentos. A ferramenta educativa é gratuita e ajuda na construção de um planejamento financeiro consciente. 

Carlos Gilberto Crippa ressalta que o planejamento financeiro adequado, sendo a adesão à previdência privada uma das alternativas, pode ser o caminho para garantir uma aposentadoria tranquila e segura. “A data de hoje, mais do que uma celebração, serve como um alerta: é preciso que jovens e adultos comecem a pensar desde já em como desejam envelhecer”, comenta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.