Clique e assine a partir de 9,90/mês

Despesas médicas não reembolsadas podem ser deduzidas do IR

Desde 1º de março já é possível entregar a declaração do imposto de renda. Confira algumas explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

Por Da Redação - 6 mar 2013, 08h19

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013

O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para ir2013veja@gmail.com

Continua após a publicidade

Neste ano, irei declarar o IRPF com o formulário completo pela primeira vez, já que minha primeira filha nasceu no ano passado. Como informo as despesas médicas que foram parcialmente reembolsadas pelo meu convênio médico?

A parcela não reembolsada pelo convênio médico é dedutível do Imposto de Renda na declaração completa. O valor deve ser colocado na ficha de Pagamentos Efetuados, com informações sobre quem recebeu o valor e a respectiva identificação – nome, CPF ou CNPJ.

Mas se o plano de saúde, empregador, fundação, caixa assistencial ou entidade reteve os recibos e pagou diretamente as despesas, esses valores irão constar no comprovante de rendimentos que é fornecido por eles e deve ser enviado a você.

Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.

Continua após a publicidade

Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no IR 2013, disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.

Tema em foco: Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2013

Leia também:

Como declarar filhos dependentes que recebem pensão

Continua após a publicidade

Receita libera programa para declaração do IR 2013

Estrangeiros também devem declarar imposto no Brasil

Saiba quem deve usar certificado digital para declarar o IR

Como declarar a compra e a venda de imóveis

Continua após a publicidade

Remessas enviadas ao exterior para pagar intercâmbios são isentas

Declaração de veículos antigos não pode ser esquecida

Receita ainda recebe declaração de IR em disquete

Publicidade