Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Desemprego é maior entre pretos e pardos, diz IBGE

Taxa de desemprego entre a pessoas que se declararam de cor preta foi de 14,4% no quarto trimestre de 2016; entre a população parda, foi de 14,1%

A taxa de desemprego é maior entre negros e pardos do que entre os brancos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, a taxa de desemprego entre a pessoas que se declararam de cor preta foi de 14,4% no quarto trimestre de 2016. Entre a população parda, foi de 14,1%.

Veja também

Essas duas taxas são superiores à média nacional, de 12%, e estão bem acima do desemprego registrado entre os que declararam de cor branca (9,5%).

No primeiro trimestre de 2012, início da série histórica da Pnad Contínua, a taxa de desemprego nacional foi estimada em 7,9%. A taxa entre a população que se declarava de cor preta era de 9,7%; de 9,1% entre os pardos, e 6,6% entre os brancos.

Emprego doméstico

A pesquisa mostrou também que a proporção de empregados domésticos com carteira assinada caiu para 31,9% no quarto trimestre de 2016. Um ano antes, o total de empregados domésticos com carteira assinada era de 33,3%.

“A crise também afetou a patroa. Você está com rendimento mais baixo e se tiver empregado doméstico cinco vezes na semana vai ter que pagar todos os direitos, vai ter um custo maior. Então você entra em acordo, vai ter a empregada doméstica só duas vezes na semana, porque aí não cria vínculo. Então ela trabalha como diarista”, explicou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

A proporção de empregados domésticos trabalhando sem carteira assinada saiu de 66,7% no quarto trimestre de 2015 para 68,1% no quarto trimestre de 2017.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Paulo Sergio Hirth

    Mentira de esquerdopatas, é maior em pessoas sem qualificação, independente de raça.
    Estão querendo jogar mulheres contra homens, gays contra héteros, norte contra sul, negros contra brancos… isso está claro, mas nós brasileiros é que temos que nos unir para salvar o Brasil dessa Máfia Internacional de Globalistas e Comunistas.

    Curtir

  2. iLLUMINETO IL Gran Guiseppe

    Provavelmente os recrutadores e donos de empresas vão passar direto e não ler a notícia, mas eu sempre senti isso na pelo e e uma verdade, que acredito ser maquiada para menos.

    Curtir

  3. heron Malaghini

    Veja ja foi bom ler essa revista

    Curtir

  4. Ronaldo Serna Quinto

    Esquerdista sempre adota uma postura racista ao definir pessoas por alguma característica: Preto, pardo, mulher, gay, católico, pobre…lastimável…são pessoas e não gado!!! E como tal devem ser tratadas.

    Curtir

  5. A saga continua!MIMIMIMIMI…SNINF SNINF…MIMIMIMIMIMIMI…FRUUMMMM ASOANDO O NARIZ…MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI.PARTE 1…MMIMIMIMIMIMIMIMI PARTE2.O CHORO E LONGO ,NAO DESISTAM.

    Curtir