Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Depois do vírus, Zica é agora nome de carro

Modelo criado pela Tata Motors será lançado nesta semana na Índia - e já chega ao mercado com seu nome na berlinda

A montadora indiana Tata Motors lança nesta semana o Zica, um carro que tem seu nome na berlinda antes mesmo de chegar ao mercado. Por uma infeliz coincidência, o modelo hatch criado pela companhia tem o mesmo nome – apenas com a grafia diferente – do zika, vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti que já se alastrou por pelo menos 24 países.

A estreia do Zica para o grande público está programada para o salão do automóvel de Nova Délhi, mas imagens do automóvel – e seu nome – já estão sendo amplamente divulgadas na Índia. Minari Shah, responsável pela comunicação corporativa da Tata, diz que a empresa “está no momento avaliando a situação e em breve tomará uma decisão” sobre a necessidade ou não de alteração do nome.

O zika vírus tem sido considerado o responsável – ainda que a correlação não esteja 100% confirmada – pelo surto de microcefalia em vários países, entre eles o Brasil. A Organização Mundial de Saúde estima que de 3 a 4 milhões de pessoas serão infectadas pelo vírus no próximo ano apenas no continente americano.

(Da redação)