Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Decreto formaliza pagamento de metade do 13º dos aposentados

Valor será pago em setembro. Em meio à queda na arrecadação, o governo federal não antecipou este ano o pagamento em agosto, como vinha sendo feito desde 2006

O governo federal publicou nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União (DOU), um decreto que oficializa o pagamento antecipado da primeira metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. O adiantamento será pago na folha de setembro O texto ainda reafirma que a segunda metade do abono anual será paga em novembro.

Neste ano, em meio à deterioração dos indicadores econômicos e com queda na arrecadação, o governo federal não antecipou o pagamento em agosto, como vinha sendo feito desde 2006. Mas, por causa da repercussão negativa, a presidente Dilma Rousseff decidiu fazer o pagamento aos aposentados em duas parcelas, uma em setembro e uma em novembro.

A decisão final sobre o assunto foi anunciada pelo Palácio do Planalto no fim de agosto. Antes, o Ministério da Fazenda havia defendido o pagamento da primeira metade do 13º em duas parcelas, a primeira em setembro e a segunda em outubro, ou seja, se a proposta tivesse sido acatada, o 13º dos beneficiários do INSS seria pago em três vezes.

Ao optar por fazer o pagamento da primeira metade de uma vez só, Dilma seguiu a orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recomendou que não se abrisse uma nova crise em tempos de baixa popularidade do governo.

Leia mais:

Governo recua e decide pagar 50% do 13º dos aposentados em setembro

Governo prepara cortes para atenuar déficit e preservará programas sociais, diz ministro

(Com Estadão Conteúdo)