Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

CVM estuda mudanças na instrução de FIDCs

Fundos foram alvo de problemas no banco Cruzeiro do Sul

Por Da Redação 11 jun 2012, 11h21

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estuda fazer mudanças relevantes na instrução que regula os Fundos de Investimento de Direitos Creditórios (FIDCs), informou nesta segunda-feira Maria Helena Santana, presidente da autarquia.

“A CVM já vem se dedicando aos aspectos de transparência das estruturas, seja dos certificados de recebíveis e de agronegócio, seja nos fundos de direitos creditórios. Nesta próxima rodada, vamos tratar das questões de conflitos de interesse e de controles dentro da estrutura de securitização por meio de FIDCs”, explicou ela, durante entrevista a jornalistas.

De acordo com Maria Helena, a nova rodada de mudanças na estrutura dos FIDCs já estava prevista. “As alterações devem sair até o final deste mês”, afirmou.

Cruzeiro do Sul – Os FIDCs foram alvo de irregularidades no caso da intervenção do banco Cruzeiro do Sul. O banco aportava carteiras de crédito nos FDICs e, depois, comprava cotas dessas carteiras. A instituição está sendo investigada por criar mais de 300 mil empréstimos fictícios em suas carteiras de crédito.

Na instituição e nos fundos foram encontrados ainda outros problemas, como deficiências nos controles internos, irregularidades contábeis, necessidade de ajustes de provisão (isto é, de aumentar os ativos que são reservados como garantia para perdas estimadas), erros na precificação das carteiras e indícios de ativos cuja existência e valor o banco não conseguia comprovar.

Leia mais:

PF abre inquérito para apurar caso Cruzeiro do Sul

Continua após a publicidade

Analistas não esperam contágio

Diretor do FGC vai administrar Cruzeiro do Sul

Intervenção não afeta operações, diz FGC

BC avalia venda do Cruzeiro do Sul

Acionistas do Cruzeiro do Sul estão de mãos atadas

Cruzeiro do Sul não deve voltar à família Indio da Costa

Ousadia e extravagância marcam perfil dos donos

Continua após a publicidade
Publicidade