Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Custo de transmissão na tarifa elétrica tende a cair, diz Aneel

SÃO PAULO (Reuters) – A participação do custo de transmissão de eletricidade na tarifa de energia tende a cair nos próximos anos, disse o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, ao detalhar nesta segunda-feira que as grandes obras de transmissão já estão sendo realizadas.

“Não tem razão para o custo de transmissão continuar aumentando. (O custo) era de 14 por cento de participação no ano passado e reduziu para 13 este ano. Acho que agora vai reduzir sempre”, disse Santana a jornalistas. Ele comentou que a participação do custo de transmissão pode chegar a cerca de 8 por cento, valor médio praticado no mundo.

Santana afirmou ainda que nos últimos 10 anos o Brasil teve grandes investimentos na expansão da transmissão e que hoje em dia o índice de carregamento da transmissão não chega a ser de 30 por cento, ou seja, ainda existe grande capacidade de transmissão disponível para ser utilizada.

Uma das alternativas que poderia colaborar para reduzir o custo de transmissão seria a realização de leilões regionais de geração de energia, disse o diretor da Aneel, apesar de ressaltar de que nunca participou de discussão específica sobre o tema.

“Um problema de um leilão não ser regional é que as usinas eólicas estão indo todas para o nordeste. O nordeste se tornou superavitário, exportador de energia. E como é exportador temos que construir mais transmissão, o que aumenta o custo”, disse Santana em evento do setor em São Paulo.

(Por Anna Flávia Rochas)