Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Custo da construção em SP sobe 6,1% no semestre

Por Circe Bonatelli

São Paulo – O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Estado de São Paulo subiu 1,73% em junho ante maio e atingiu o valor de R$ 1.013,46 por metro quadrado. Nos primeiros seis meses do ano, a alta foi de 6,11% em comparação com o mesmo período de 2011, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil paulista.

Em junho, a alta de 1,73% foi impulsionada pelos aumentos dos custos com a mão de obra (2,81%) e os salários dos engenheiros (3,94%). No mesmo período, o custo com materiais de construção subiu 0,16%.

No mês, 10 dos 41 insumos da construção pesquisados variaram acima do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que apresentou inflação de 0,66%. Entre os que tiveram os maiores reajustes no mês estão: alimentação tipo marmitex (3,28%), emulsão asfáltica com elastômero (1,60%) e placa de gesso para forro (1,35%).

No acumulado do semestre, os custos com mão de obra aumentaram 9,07%, enquanto os salários dos engenheiros subiram 7,68%, impulsionados pelos acordos coletivos firmados com sindicatos dos trabalhadores do setor em todo o Estado. Já os custos com materiais de construção avançaram 2,21% no período.