Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cúpula de Roma é ‘primeiro passo para crescimento da UE’, diz imprensa

A imprensa italiana destacava neste sábado que a cúpula da véspera em Roma dos dirigentes das quatro principais economias da Eurozona significa “um primeiro passo” para o crescimento na União Europeia, embora muito ainda precise ser feito.

“Primeiro passo da Europa em direção ao crescimento”, afirma o Corriere della Sera, após o encontro entre o chefe de governo italiano, Mario Monti, o presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy.

“Cúpula de Roma: 130 bilhões de euros imediatamente” para estimular o crescimento, prossegue o jornal, lembrando o principal ponto de acordo entre os quatro dirigentes, que fixaram como primeiro objetivo reativar o crescimento, o que passará por mobilizar “1% do PIB europeu”, ou seja, de 120 a 130 bilhões de euros, segundo Hollande.

“Crescimento, um plano de 130 bilhões”, intitula na primeira página o Repubblica, que considera que a cúpula de Roma abre uma etapa fundamental para o nascimento de um “segundo euro”.

A cúpula da UE de 28 e 29 de junho “será a primeira na qual os líderes europeus abandonarão a esperança de salvar o velho euro e tentarão dar vida a uma nova união monetária libertada de defeitos genéticos” que conduziram a Eurozona à crise, prossegue o jornal.