Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crise europeia é um risco para todas as economias do mundo, diz Lagarde

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou nesta segunda-feira que a crise europeia é um risco para “todas as economias do mundo”.

“O que está ocorrendo em economias desenvolvidas, particularmente na Europa, é uma preocupação para o mundo todo”, disse Lagarde durante um encontro com o presidente do Senado nigeriano, David Mark, em sua primeira visita a um país africano desde que assumiu seu cargo à frente do FMI.

“A severidade da crise e a dificuldade que os europeus possuem para geri-la criarão uma onda que atingirá todas as economias do mundo”, advertiu a diretora.

Lagarde explicou que as nações pobres, em especial as que estão fortemente vinculadas comercialmente à Europa, devem se preparar para suportar qualquer possível quebra.

“O que estamos dizendo às economias emergentes é que tenham cuidado com o que está ocorrendo atualmente nas economias desenvolvidas”, disse.

A diretora-gerente do FMI disse que essas economias “devem assegurar-se que possuem reservas suficientes e resistência para enfrentar a tormenta”.